Testemunhar férias, vida amorosa e sucesso profissional dos amigos na rede social pode provocar inveja e sentimentos de infelicidade e solidão, diz pesquisa.
Um estudo realizado em conjunto por duas universidades
alemãs encontrou uma inveja desenfreada no Facebook, a maior rede social
do mundo, que agora tem mais de 1 bilhão de usuários e produziu uma
plataforma inédita para comparações sociais.
Os pesquisadores descobriram que uma em cada
três pessoas sentiu-se pior e mais insatisfeita com a própria vida
depois de visitar o site, enquanto pessoas que passearam por lá sem
contribuir foram as mais afetadas. "Ficamos surpresos ao ver quantas
pessoas têm uma experiência negativa do Facebook, com a inveja
fazendo-as se sentirem sozinhas, frustradas ou com raiva", disse à
Reuters a pesquisadora Hanna Krasnova, do Instituto de Sistemas da
Informação na Universidade Humboldt de Berlim.
"A partir de nossas observações, algumas dessas
pessoas vão então sair do Facebook ou pelo menos reduzir o uso que
fazem do site", disse Krasnova, aumentando a especulação de que o
Facebook poderia chegar a um ponto de saturação em alguns mercados.
Fotos de viagens
Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt descobriram que fotografias de férias eram a maior causa de ressentimento, com mais de metade dos incidentes de inveja provocados por imagens de viagens no Facebook.
A interação social foi a segunda causa mais comum de inveja, com os usuários podendo comparar quantas felicitações de aniversário receberam em relação a amigos no Facebook e quantos "curtir" ou comentários foram feitos em fotos ou posts.
"O acompanhamento passivo provoca emoções amargas, com os usuários invejando principalmente a felicidade dos outros, o modo como os outros passam as férias e como socializam", disseram os pesquisadores no estudo "Inveja no Facebook: Uma Ameaça Oculta à Satisfação da Vida dos Usuários?", divulgado na terça-feira.
"A presença disseminada e onipresente da inveja em Sites de Redes Sociais é mostrada para minar a satisfação de vida dos usuários", afirmaram.
Autopromoção
Eles descobriram que pessoas com trinta e poucos anos eram mais propensas a invejar a felicidade familiar, enquanto as mulheres eram mais propensas a invejar a atratividade física. Esses sentimentos de inveja fizeram alguns usuários se gabarem mais sobre suas conquistas no site administrado pela Facebook Inc. para aparecerem sob uma luz melhor.
Os homens postavam mais conteúdo autopromocional no Facebook para fazer com que as pessoas soubessem sobre suas realizações, enquanto as mulheres destacavam sua boa aparência e vida social.
Os pesquisadores basearam suas descobertas em dois estudos envolvendo 600 pessoas, e os resultados devem ser apresentados em uma conferência sobre sistemas de informação na Alemanha, em fevereiro.
O primeiro estudo analisou a escala, o âmbito e a natureza de incidentes de inveja provocados pelo Facebook, e o segundo em como a inveja estava relacionada ao uso passivo do Facebook e à satisfação com a vida.
Os pesquisadores disseram que os entrevistados em ambos os estudos eram alemães, mas esperavam que os resultados fossem os mesmos internacionalmente, já que a inveja é um sentimento universal e possivelmente impacta o uso do Facebook.
"Do ponto de vista de um provedor, nossas descobertas assinalam que os usuários frequentemente veem o Facebook como um ambiente estressante, que pode, no longo prazo, por em perigo a sustentabilidade da plataforma", concluíram os pesquisadores.
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