sábado, 26 de maio de 2012

ÉTICA: AUSÊNCIA OU CRISE?


O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste raciocínio podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética jornalística, ética na política, etc.
Ao refletir sobre os últimos acontecimentos da nossa província natalense, pude perceber claramente o quanto a ÉTICA está afastada de nossa comunidade em geral. Seria uma crise ou uma ausência? Eis a questão!
Diante de tantos acontecimentos escabrosos, paro para pensar: Onde ficaram os ensinamentos passados pelos nossos avôs e professores, que com afinco não se cansavam de falar e demonstrar com seus exemplos de grandeza moral, como deveria ser a verdadeira conduta, os verdadeiros princípios, que permitiam ao homem dar apenas o poder de sua palavra como moeda de garantia. E isso era lei.
Como não se lembrar de tempos como esses em que ética não precisava ser propagada em filosofia, nem teorias nas cadeiras de escolas e universidades, mas era repassada como sentimento de hombridade e pudor.
Talvez seja por isso que estamos vivendo dias tão difíceis em todas as instâncias da vida secular e cotidiana, principalmente no seio de nossas tão diferentes famílias. Assistimos perplexos a uma enxurrada de atos de improbidade, oriundos de pessoas que deveriam estar usando de ética para defender os mais pobres de suas condições de fragilidade humana e social e usam de suas posições para infringir o que é correto em virtude dos seus interesses individuais.
Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário