segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

POLÍTICA X POLITICAGEM

Na última semana provei a mais rude de todas as minhas experiências políticas até hoje. Compreendi como acontecem as barganhas no berço do poder. De que forma e por que o povo sempre está sendo usado como massa de manobra e moeda eleitoral. Na verdade, o poder emana do povo, mas não está no povo. O povo só serve para dar o voto. O resto... Depende dos acordos politiqueiros, que podem de alguma forma elevar ou não esse ou aquele governo.
Política é o ato de representar o povo, lutar pelos interesses do povo. Uma das frases mais marcantes que eu conheço e que pode descrever a importância do povo diante da política foi dita pelo atual Senador José Agripino, no início de sua carreira, o qual tenho admiração: “QUEM ANDA AO LADO DO POVO, NÃO SE PERDE NOS CAMINHOS DO FUTURO”. Sábia frase! Quero aproveitar para deixar essa dica à classe política atual: Não deixem o povo de lado, vocês realmente se perderão nos caminhos do futuro. Vivenciamos no Brasil uma profunda crise da política, onde o interesse da minoria está acima do da maioria e aí esbarramos na politicagem, que é um ato ilícito que beneficia uma minoria em detrimento da maioria, o povo, eu, você, ele, ela e assim vai.
Para muitos POLITICA e POLITICAGEM são a mesma coisa, o problema é que estamos acostumados a ver acordos gatunos, desvios de verbas públicas, corrupção e muito mais, que no fim nos dificulta diferenciar uma da outra. A politicagem vende, aluga mais do que cargos ou partidos, ela vende sonhos e esperanças depositados nas urnas, é um ciclo constante, um mau que deve ser banido. As eleições estão aí e já devemos refletir de que forma nós queremos ver a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país, se multifacetado, loteado para o benefício de uns poucos, ou com programas e projetos que realmente alcancem e beneficiem a vida do nosso povo.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário